Beach & Mountain reúne mais de mil atletas em 2 dias de megaevento multiesportivo no Pântano do Sul

O maior festival multiesportivo do Sul do país aconteceu nos dias 2 e 3 de maio e contou com provas de Corrida, Aquathlon, Natação, Stand Up Paddle e Canoa Havaiana

 

A praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC), serviu de palco para mais de mil atletas que participaram do maior festival multiesportivo do Sul do Brasil: O Beach & Mountain Challenge. Foram realizadas provas de Corrida, Aquathlon, Natação, Stand Up Paddle e Canoa Havaiana, além de atividades paralelas como Olimpíadas Ambientais – competição educativa para crianças, promovida pela Fundação Ommar Marinho – e práticas de yoga.

Para Vanessa Ambros, diretora executiva da Tide Trends organizadora do evento, a enorme participação não só atingiu como superou as expectativas. Com as vagas esgotadas na semana que antecedia o evento, a fila de espera para desistências também foi grande. “A energia do evento foi fantástica, principalmente porque muitos atletas acreditaram na causa que defendemos. Todas as vagas foram preenchidas e o Beach & Mountain é um evento cem por cento social: o valor das inscrições é doado integralmente para os projetos realizados pela Fundação Ommar Marinho”, contou.

Além de ser 100% social, o festival multiesportivo também busca a certificação Lixo Zero. Para isso, várias medidas foram adotadas durante a realização: todos os copos usados pelos atletas, tanto nos postos de hidratação quanto na área de lounge, são reutilizáveis. Descartes orgânicos foram separados dos recicláveis para que todo o lixo produzido durante o evento recebesse a destinação correta para seu reaproveitamento, seja produção de adubo, compostagem ou reciclagem.

Todos os atletas que completaram as provas receberam medalhas de finisher. Os primeiros colocados em cada categoria foram premiados com troféus e, além disso, os campeões gerais (masculino e feminino) de cada modalidade levaram uma premiação em dinheiro para casa. A lista completa com os vencedores de cada categoria e modalidade, além do tempo de cada atleta, pode ser conferida online no endereço www.chiptiming.com.br/resultados/beachandmountain. 

Corrida

As atividades de sábado (02) começaram logo cedo, com a largada das provas de corrida, de 7km e 21km. Enquanto os 7km foram de dificuldade leve a moderada, os atletas que disputaram os 21km encararam uma prova de alto nível de dificuldade, percorrendo terrenos de praia, estrada de terra, lajota e trilha. O percurso passou duas vezes pelo Morro do Sertão, conhecido pelos atletas como Morro Maldito.

Ana Carina Gonçalves, Vitória Rech Maciel e Fernanda de Ávila Batista foram as campeãs gerais dos 7km feminino, conquistando respectivamente 1º, 2º e 3º lugar no pódio. Entre os homens, Geilson Clementino Santos (1º), Gabriel Paiva (2º) e Clovis Sandro dos Anjos (3º) foram os grandes campeões da prova. Geilson, aliás, sagrou-se bicampeão da modalidade no B&M.

Na prova de 21km, Márcio Pasqualini (1º), Bruno Boppré (2º) e Carlos Beniz Couto (3º) se consagraram  vencedores no geral masculino. Silvia Durigon, Debora Aparecida de Simas e Maria Clara Ruschel foram as primeiras colocadas da prova entre as mulheres, levando pra casa os troféus de 1º, 2º e 3º respectivamente.

Aquathlon

O Aquathlon foi a segunda disputa do primeiro dia de evento. A prova da modalidade consistiu em 1km de natação no mar e mais 2,5km de corrida na areia. Foi uma prova rápida, que exigiu habilidade, velocidade e preparo de quem veio para disputar o título. Ao mesmo, foi uma prova possível para atletas de diferentes níveis que tiveram uma hora no máximo para finalizar o percurso.

No geral masculino, Gabriel Paiva levou para casa o troféu de primeiro colocado, seguido por Alexandre do Amaral Groeler e João Guilherme de Melo, respectivamente. Entre as mulheres, Juliana Mara Persike foi a grande vencedora, Vitória Rech Maciel a segunda colocada e Taynara Bonetti a terceira no pódio.

Natação

Para a Natação, estavam previstas duas provas distintas em águas abertas. A primeira, de 1km, com largada e chegada na areia em um percurso formado por boias, foi realizada na tarde do sábado (02). A segunda prova, de 3,8km, foi cancelada por questões de segurança devido às condições climáticas do momento e à soltura de uma boia. Todos os 48 atletas receberam isenção total nas inscrições para as próximas 3 edições do BM e ressarcimento dos possíveis prejuízos, como hospedagem.

Stand Up Paddle

O segundo dia de evento (03) começou com as provas de Stand Up Paddle, que foram divididas em diversas categorias: Funrace 3k Open (masculino e feminino), Funrace 3k Master (masculino e feminino), Funrace 3k Supermaster (masculino e feminino), Race Open 12’6”9k (masculino e feminino), Race Master 12’6”9k (masculino e feminino), Race Supermaster 12’6”9k (masculino e feminino), além da Race 14’9k Open Masculino, Juniores e Kids com pranchas livres. Para os atletas que correm o Circuito Catarinense, as provas foram válidas para pontuar no ranking estadual.

Na categoria geral Funrace Feminino, Elayne Maurer foi a grande campeã, seguida respectivamente por Kelly Frandaloso e Evelise Gonçalves. Entre os homens na Geral Funrace, Lucas Tomaz liderou a disputa, seguido por Marcelo Santisteban e Roberto Vicentin. Na disputa da Race 12’6, o grande campeão foi Antônio Gonzaga, que liderou com folga, seguido por André Paiva e Murilo Carioni. Os atletas enfrentaram uma prova de alta dificuldade, devido à intensidade do vento.

A disputa Kids foi um evento à parte, que agitou toda a galera que acompanhava o evento da areia.

Canoa Havaiana – Va’a

O último desafio do Beach & Mountain Challenge foi a Canoa Havaiana (Va’a). A prova foi disputada em duas categorias que se subdividem: OC6 em uma regata de 1km (4x250m) em Open e Master (masculino e feminino); e OC1, com 9km tanto na Open quanto na Master (masculino e feminino). O percurso oficial foi de 500 metros e dividido em raias de 30 metros de largura. Cada percurso foi demarcado por duas bandeiras de mesma cor posicionadas em cada extremidade da raia.

Acompanhe todas as informações em nossos canais nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/bmchallenge
Instagram: bmchallenge
Flickr: http://www.flickr.com/photos/bmchallenge