Beach & Mountain está com inscrições abertas

Beach & Mountain Challenge vem com novidades e reunirá atletas de Stand Up Paddle, Corrida, Natação, Aquathlon e Canoa Havaiana na praia do Pântano do Sul.

 

 

O Beach & Mountain Challenge, evento que nasceu e se consolidou como a maior competição multiesportiva do Sul do país, acontecerá nos dias 2 e 3 de maio, na belíssima praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço beachmountainchallenge.com.

 

Esta nova edição chega ainda maior com dois dias de competições e o acréscimo da modalidade da Canoa Havaiana, que entra ao lado do Stand Up Paddle, Corrida, Natação e Aquathlon e um suporte especial para a sustentabilidade. Seguindo tendências das competições européias de alto nível, o Beach & Mountain Challenge pretende ser o primeiro evento multiesportivo do país a se sagrar “Lixo Zero”, com ações como a substituição dos copos descartáveis ou outras embalagens para hidratação dos atletas por copos reutilizáveis. Este processo está sendo auditado pelo Instituto Lixo Zero, que fornece a certificação oficial.

 

Além disso, o Beach & Mountain já começa a se estruturar nos moldes do 1º Jogos Olímpicos de Praia, anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para 2017. Dentro deste objetivo, a prova de Stand Up Paddle já pontuará para o Catarinense de SUP e contará com vagas inclusive para as crianças, que poderão se inscrever na categoria “Kids” e “Júnior”. Os vencedores de todas as modalidades levarão além de troféu, premiação em dinheiro e kits.

 

Na primeira edição, realizada no início de dezembro do ano passado, as inscrições foram esgotadas duas semanas antes da competição, somando 620 atletas que participaram de nove provas divididas nas quatro modalidades. Todo valor arrecadado com as inscrições foi doado integralmente à Fundação Ommar Marinho, que promove inclusão social através do esporte. Além disso, com a utilização do Meu Copo Eco – empresa parceira dos eventos promovidos pela Tide – foram economizados mais de 5.000 copos descartáveis.

 

 

DETALHES DAS MODALIDADES

 

 

CORRIDA 21k e 7k

Mais uma vez, os atletas de corrida poderão enfrentar seus limites na prova de 21k. O percurso inclui ida e volta passando pelo Morro do Sertão, conhecido pelos corredores como “morro maldito” por conta de sua dificuldade extrema. O percurso envolverá diversos terrenos como praia, asfalto, lajota, estrada de terra e trilha sendo uma prova altamente técnica e desafiadora.

Já a prova dos 7k possui dificuldade de leve a moderada, onde os atletas passarão por terrenos de praia, asfalto e trilha mas sempre com a paisagem do Pântano do Sul para inspirar o desafio. A largada das duas provas acontece às 8h do sábado (02) e os atletas que enfrentarão a meia maratona terão tempo máximo de 4 horas para completar a prova. Tanto 21k quanto 7k são divididas em categorias por idade.

 

SUP

As provas de Stand Up Paddle serão divididas em diversas categorias: Funrace 3k Open (masculino e feminino), Funrace 3k Master (masculino e feminino), Funrace 3k Supermaster (masculino e feminino), Race Open 12’6”9k (masculino e feminino), Race Master 12’6”9k (masculino e feminino), Race Supermaster 12’6”9k (masculino e feminino), além da Race 14’9k Open Masculino, Juniores e Kids com pranchas livres. As provas acontecerão no segundo dia de evento, domingo (03), com largada para às 9h. Juniores e Kids largam em horário diferente, às 11h30. Lembrando aos atletas que correm o Circuito Catarinense que as provas serão válidas para pontuar no ranking estadual.

 

Canoa Havaiana – Va’a

A prova será disputada em duas categorias que se subdividem: OC6 em uma regata de 1k (4x250m) em Open e Master (masculino e feminino); e OC1 com 9k tanto na Open quanto na Master (masculino e feminino). O comprimento do percurso oficial é de 500 metros e dividido em raias de 30 metros de largura. Cada raia será demarcada por duas bandeiras de mesma cor posicionadas em cada extremidade da raia. A largada da OC6 acontece às 12h e da OC6 às 14h30 de domingo (03).

 

Natação

Serão duas provas distintas em águas abertas. A primeira de 1k com largada e chegada na areia e o percurso formado por bóias. Na 3,8k largada e chegada também na areia e o percurso contará com 4 boias. Lembrando que os atletas que o uso da roupa de borracha será permitido na prova de 1k. Para os atletas de 3,8k só será permitido o uso caso a temperatura da água esteja abaixo de 21 graus. A largada da prova de 1k acontecerá às 13h30 do sábado (02) e dos 3,8k, às 14h30. As duas provas ainda serão divididas em categorias por idade.

 

Aquathlon

A prova consistirá em 1k de natação no mar e mais 2,5k de corrida na areia. A prova é rápida e exigirá habilidade, velocidade e preparo dos que querem disputar o título. Ao mesmo tempo ela é uma prova possível para atletas de diferentes níveis que terão uma hora no máximo para finalizar o percurso.  A largada do Aquathlon acontecerá às 12h do dia 02, sábado. Assim como Natação, SUP e corrida, o Aquathlon também será dividido em categorias por idade.

 

 

 

Acompanhe todas as informações em nossos canais nas redes sociais:

Facebook: http://www.facebook.com/bmchallenge

Instagram: bmchallenge

Flickr: http://www.flickr.com/photos/bmchallenge